Google+ Canal Brasília: junho 2011

27 de junho de 2011

Projeto Social capacita jovens no Aeroporto da Pampulha

Por Leandro Lisbôa

Alunos que participaram do curso


A Infraero entregou nesta terça-feira (21/6) os certificados para os jovens que participaram do Projeto Social “Voo para a Cidadania”, realizado no Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha (MG). No total, 60 jovens entre 15 e 18 anos receberam o diploma.

O projeto auxilia as comunidades próximas ao aeroporto, transmitindo aos jovens participantes conhecimentos que visam o fortalecimento da autoestima; resgate de vínculos familiares e comunitários; inserção no mercado de trabalho e integração à sociedade. O programa inclui educação ambiental, inclusão digital, atividades artísticas, educação para a cidadania, além de visitas socioculturais.

Ao longo dos nove anos de projeto, o “Voo para a Cidadania” já capacitou 800 jovens. Uma nova turma está prevista para agosto de 2011.

Para o superintendente do aeroporto, Silvério Gonçalves, a formatura de mais uma turma representa importante conquista para a Infraero e para a comunidade. “Este projeto é um espaço de oportunidades de inclusão para jovens que vivem em condições desfavoráveis se inserir no mercado e conquistar o primeiro emprego”, afirmou.

O projeto
Instituído no aeroporto em julho de 2002, o projeto “Voo para a Cidadania” é de iniciativa da Infraero em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, e faz parte do programa Infraero Social. São atendidas as comunidades do entorno do aeroporto: Vila São Tomas, Vila Aeroporto, bairro São Bernardo. O projeto funciona com duas turmas de 50 alunos cada, pela manhã e à tarde, visando o aprimoramento dos talentos, da criatividade e capacidade de expressão de cada jovem.

Confira esta matéria no site Clicando aqui.

Brasil conquista 11 medalhas e judoca faz história no Grand Slam do Rio


A Seleção Brasileira de Judô, patrocinada pela Infraero, conquistou neste último fim de semana onze medalhas no Grand Slam do Rio de Janeiro, que faz parte do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô e que soma pontos para a classificação para as Olimpíadas de 2012, em Londres.
O domingo foi o melhor dia para os judocas brasileiros, que conquistaram oito medalhas, sendo três de ouro com Mayra Aguiar (78 kg), Leandro Guilheiro (81 kg) e João Gabriel Schlittler (+100 kg); além da prata com Daniel Hernandez (+100 kg) e dos bronzes de Hugo Pessanha (90 kg), Tiago Camilo (90 kg), Maria Portela (+78 kg) e Rochele Nunes (+78 kg).
Já a abertura da competição, no sábado (18/6), também foi significativa para o Judô brasileiro, com a primeira mulher do País a conquistar um ouro em etapas de Grand Slam. Érika Miranda, da categoria até 52 kg, conquistou a marca ao derrotar a italiana Rosalba Forcini. Além dela, Sarah Menezes (48kg) e Rafaela Silva (57kg) ficaram com a medalha de prata na competição.
O presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Paulo Wanderley Teixeira, agradeceu o apoio e destacou a parceria com a Infraero, iniciada há quase seis anos. “Desde 2005, quando a Infraero começou a nos patrocinar, tivemos uma sequência de bons resultados. Com certeza essa é uma parceria de sucesso”, comemorou.

Alcance
Nos dois dias de lutas, cerca de dez mil pessoas compareceram ao Grand Slam, que foi transmitido por três emissoras de televisão e um canal online de esportes. Além disso, as imagens foram geradas para três continentes por meio da transmissão oficial pela Federação Internacional de Judô. A estimativa é que 4,5 milhões de pessoas tenham acompanhado o Grand Slam do Rio, que contou com 334 judocas de 55 países. Entre esses competidores estavam 22 medalhistas olímpicos e 59 atletas que subiram ao pódio em Mundiais.

A Infraero e o Judô
A Infraero é a patrocinadora oficial da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) desde 2005, apoiando também, o projeto social Avança Judô, que oferece a crianças e adolescentes oportunidades para o desenvolvimento esportivo e social através do judô e, por intermédio do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), a Seleção Paraolímpica Brasileira de Judô. Em 2011, a Infraero investirá R$ 2,25 milhão no esporte.


   Fonte: Assessoria de Imprensa – Infraero
 Confira esta matéria no site Clicando aqui.

Aplicativo Infraero Voos Online supera os cem mil downloads


O aplicativo Infraero Voos Online, desenvolvido para smartphones com o objetivo de orientar passageiros e usuários nos aeroportos, superou a marca de cem mil downloads na segunda semana de junho.
      A marca foi alcançada em menos de seis meses após o lançamento e  demonstra o sucesso da campanha Fique Por Dentro. “Além dessa marca, a ferramenta foi considerada uma das cinco ações de marketing mobile mais relevantes por publicações especializadas. Isso demonstra que a Infraero está atenta às necessidades de um dos seus principais clientes, que é o passageiro”, destacou a superintendente de Marketing e Comunicação Social, Léa Cavallero.
        Além de ter sido bem recebido pelos usuários, o aplicativo Infraero Voos Online permitiu à empresa concluir que o passageiro passou a conhecer melhor as responsabilidades de cada integrante do setor aéreo. “Nossas últimas avaliações, que incluem o monitoramento nas redes sociais, apontam que houve queda no número de menções à Infraero sobre situações envolvendo bagagens e check-in, por exemplo. Com isso concluímos que houve aprendizado por meio da campanha Fique Por Dentro”, afirma a gerente de Publicidade da Infraero, Cibele Nunes.
      A ferramenta, que informa a situação dos voos por aeroporto e por companhia aérea, traz ainda uma versão eletrônica do Guia do Passageiro, faz parte da campanha Fique por Dentro cujo objetivo é informar ao usuário sobre seus direitos e deveres, além de apresentar o papel da Infraero e de outros integrantes do setor aéreo, como Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), companhias aéreas, Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e órgãos públicos que atuam nos aeroportos, tais como Polícia Federal, Receita Federal e Vigilâncias Sanitária e Agropecuária.
      O aplicativo Infraero Voos Online nas versões Java e Blackberry podem ser baixados gratuitamente no site www.infraero.gov.br/fiquepordentro. Já a versão para iPhone está disponível sem custos na App Store.

Fique Por Dentro
      Além do aplicativo, a campanha Fique Por Dentro desenvolve outras ações em sua segunda fase. Entre elas estão a veiculação de cartazes e avisos sonoros nos aeroportos, bem como a distribuição da versão de bolso e bilíngue (Português e Inglês) do Guia do Passageiro, além da revista Coquetel e do conceito de presença digital, com a interação por meio das rede sociais (Twitter, Facebook, Orkut, Foursquare e Formspring) e blogs.

   Fonte: Assessoria de Imprensa – Infraero
   Confira esta matéria no site Clicando aqui.

Aeroportos de Carajás e Parnaíba realizam simulado de emergência aeronáutica

Por Leandro Lisbôa

Os aeroportos de Carajás (PA) e Parnaíba (PI) realizaram nesta sexta-feira (10/6) o Exercício de Emergência Aeronáutica Completo (Exeac). A atividade é o ponto alto do Curso de Formação do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE), que foi realizado durante esta semana nos aeroportos. O Exeac é um exercício que simula um acidente aeronáutico, onde os participantes têm que combater incêndios e socorrer as vítimas, e atende a normas internacionais de segurança da aviação civil.

No Aeroporto de Carajás, participaram do exercício funcionários orgânicos e terceirizados da Infraero, o Corpo de Bombeiros Militar, Corpo de Bombeiros Civil, Defesa Civil, serviços de saúde hospitalar e representantes das companhias aéreas. No final do treinamento o superintendente do aeroporto, Francisco Paulo do Nascimento, parabenizou os participantes e os instrutores, e destacou a importância do evento. “É fundamental ter pessoas qualificadas para atender sempre, com eficiência e rapidez, as vítimas de emergências aeronáuticas. Parabéns aos instrutores e alunos”, disse.

Já no Aeroporto Internacional de Parnaíba/Prefeito Dr. João Silva Filho (PI), o Exeac contou com a participação de funcionários da Infraero, bombeiros da Seção Contra Incêndio (SCI) do aeroporto, SAMU, Corpo de Bombeiros Urbano, hospitais, Polícia Militar, Guarda Municipal, Exército e Marinha. O superintendente do Aeroporto Internacional de Parnaíba, José Ivan Magalhães, disse que o evento foi um sucesso e demonstrou a preocupação em ter profissionais capacitados. “Parabenizo os participantes por se empenharem nas atividades desenvolvidas no Exeac. É muito importante ter profissionais capazes de socorrer pessoas em situações de risco e este evento mostra que a Infraero está capacitada para este tipo de situação”, afirmou José Ivan.

Confira esta matéria no site Clicando aqui.