Por Leandro Lisbôa
|
Alunos que participaram do curso
|
A Infraero entregou nesta terça-feira (21/6) os certificados para os jovens que participaram do Projeto Social “Voo para a Cidadania”, realizado no Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha (MG). No total, 60 jovens entre 15 e 18 anos receberam o diploma.
O projeto auxilia as comunidades próximas ao aeroporto, transmitindo aos jovens participantes conhecimentos que visam o fortalecimento da autoestima; resgate de vínculos familiares e comunitários; inserção no mercado de trabalho e integração à sociedade. O programa inclui educação ambiental, inclusão digital, atividades artísticas, educação para a cidadania, além de visitas socioculturais.
Ao longo dos nove anos de projeto, o “Voo para a Cidadania” já capacitou 800 jovens. Uma nova turma está prevista para agosto de 2011.
Para o superintendente do aeroporto, Silvério Gonçalves, a formatura de mais uma turma representa importante conquista para a Infraero e para a comunidade. “Este projeto é um espaço de oportunidades de inclusão para jovens que vivem em condições desfavoráveis se inserir no mercado e conquistar o primeiro emprego”, afirmou.
O projeto
Instituído no aeroporto em julho de 2002, o projeto “Voo para a Cidadania” é de iniciativa da Infraero em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, e faz parte do programa Infraero Social. São atendidas as comunidades do entorno do aeroporto: Vila São Tomas, Vila Aeroporto, bairro São Bernardo. O projeto funciona com duas turmas de 50 alunos cada, pela manhã e à tarde, visando o aprimoramento dos talentos, da criatividade e capacidade de expressão de cada jovem.