Google+ Canal Brasília: Arruda denuncia esquema de Joaquim Roriz com MP

22 de agosto de 2010

Arruda denuncia esquema de Joaquim Roriz com MP

Revista Época afirma que teve acesso a depoimento em que José Roberto Arruda acusa Joaquim Roriz de pagar propina para escapar de processos

Redação Jornal Coletivo

Foto: Sheyla LealDurante visita, ontem, à Feira do Produtor de Ceilândia, Joaquim Roriz
 desconversou sobre as denúncias e preferiu ignorar o tema
Em conversa com a revista Época, na última terça-feira, depois de reaparecer publicamente na capital federal, o ex-governador José Roberto Arruda disse ter prestado depoimento a procuradores da República em que revelou um esquema de propina entre Joaquim Roriz (PSC) e o Ministério Público do Distrito Federal. A revista afirma ter obtido acesso ao depoimento de Arruda, prestado no último dia 2 de julho. Segundo a publicação, Arruda teria contado aos investigadores que o ex-governador Roriz pagava propina para não ser denunciado à Justiça. “Em 2007, Roriz foi flagrado em conversas telefônicas em que acertava o recebimento de dinheiro suspeito. As conversas foram grampeadas com autorização judicial em meio à Operação Aquarela, em que a Polícia Civil de Brasília investigou denúncias de fraudes em operações do Banco de Brasília (BRB)”, conta a revista.

A publicação relata que em seguida à divulgação do grampo, Roriz renunciou ao mandato de senador. No entanto, apesar de todas as evidências, o Ministério Público do DF só ajuizou uma ação por improbidade administrativa contra Roriz em abril deste ano, três anos depois da renúncia. A demora seria explicada no depoimento de Arruda, que teria contado que, em julho do ano passado, a promotora de Justiça Deborah Guerner lhe relatou ter recebido de Roriz três parcelas no valor de R$ 800 mil, cada uma como pagamento para o MP não ajuizar ação contra o ex-governador. Roriz nega: “Isso não é verdade. Não paguei propina e sequer fui formalmente investigado.”

Ex-governador alega perseguição por sua liderança

Segundo a assessoria do candidato a governador Joaquim Roriz (PSC), o mesmo demonstrou tranquilidade e naturalidade após tomar conhecimento do depoimento prestado pelo ex-governador José Roberto Arruda ao Ministério Público Federal (MPF). “Isso (as acusações) é natural, estou esperando tudo da parte deles”, comentou Roriz. Na opinião do candidato, a divulgação do depoimento, em pleno período eleitoral, faz parte da estratégia da oposição de baixar o nível da campanha para tentar tirar votos de quem lidera todas as pesquisas.

“Todo mundo está querendo me derrubar. Eles têm que tirar votos de quem tem. Por que não falam dos outros candidatos que têm poucos pontos percentuais nas pesquisas? Tem que falar de mim mesmo, a minha derrota é vitória deles. Mas pode perguntar ao povo se eles concordam com isso", reagiu Roriz.

Candidato adversário de Roriz, o petista Agnelo Queiroz comentou ter lido a matéria da revista Época e ter achado muito grave a denúncia de suborno. “Essas informações batem por ele não ter sido processado com tantas evidências. É a explicação de tanta corrupção. É lamentável e grave, mas só mostra a prática em que o DF estava inserido. Ele não está conseguindo mais ter controle de todas as acusações”, disse Agnelo. O petista reforçou que, se eleito, a questão central de seu governo será enfrentar a corrupção de frente e fazer uma política pública transparente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Volte sempre que desejar.