Google+ Canal Brasília: Matéria publicada no Jornal Coletivo de 21/08/2010

22 de agosto de 2010

Matéria publicada no Jornal Coletivo de 21/08/2010




O medo viaja de ônibus no DF
Nos primeiros três meses do ano, 416 veículos foram assaltados. Um aluno de Jornalismo presenciou a ação dos ladrões e relatou o pânico que viveu

As estatísticas dão saltos olímpicos quando registram os casos de assaltos a ônibus na cidade. Afinal, só nos primeiros três meses deste ano foram 416 as ocorrências e, no mês passado, em apenas um dia, entre cinco da tarde e oito da noite, os ladrões atacaram 13 coletivos. Ceilândia está na frente no ranking da insegurança já que teve 114 ações criminosas, enquanto Santa Maria ficou na segunda posição com 70 investidas, mas em quase todas as linhas das cidades, os ladrões têm deixado a sua marca.

É bem verdade que a Secretaria de Transportes já instalou 285 câmeras em coletivos do Plano Piloto, Samambaia, Itapoã e Ceilândia e, até o fim do ano, pretende equipar 2,8 mil coletivos. Apesar disso, os rodoviários e os passageiros que utilizam o sistema de transporte da cidade já passaram por situações de medo como a vivida pelo estudante Leandro Lisbôa, aluno do 4º semestre de Jornalismo na Faculdade Anhanguera de Brasília que, após ser vítima de um assalto, escreveu a matéria abaixo que publicamos na íntegra, constatando que os assaltantes não se intimidam nem com a presença da polícia já que fazem assaltos até nas proximidades de delegacias policiais.

Testemunha ocular da violência
De Leandro Lisbôa - Especial para o Coletivo

Na última noite de terça-feira, por volta das 23h45, um ônibus da viação Riacho Grande que fazia a linha 875.2, saindo da Rodoviária do Plano em sentido ao Recanto das Emas, foi assaltado naquela que pode ser chamada de Viela de Ninguém.

Em ato totalmente displicente, os bandidos pararam o ônibus e entraram gritando para que todos os passageiros não corressem e não descessem do ônibus, o que gerou maior tumulto e ocasionou na queda de uma passageira que ao cair do veículo ficou desacordada. Em seguida, o assaltante ordenou que o motorista desse a partida no ônibus e saiu recolhendo os pertences dos passageiros e o dinheiro do cobrador que nada puderam fazer. Os usuários do transporte coletivo estavam indignados com esta situação, que não é a primeira e certamente não será a última vez que ocorre.

A avenida onde ocorreu tal fato fica na quadra 800 e é uma viela em que a iluminação não é muito boa, há pouco movimento à noite e não tem nenhum policiamento, embora haja um posto policial a pouco mais de 400 metros do local. Motoristas, cobradores e usuários passam pelo local com bastante medo, uma vez que a via é de ida e volta, o que facilita os assaltos.

Um comentário:

  1. Não basta as condições precárias que o transporte público oferece aos cidadãos, agora, ele têm de conviver com o medo de assaltos e outros atos de violência. Parabéns ao Leandro, que passou pela situação e ainda conseguiu escrever os momentos de terror. Bom texto e muita coragem.
    Kátia Sleide, jornalista

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Volte sempre que desejar.