1 – Crie algo que você queira usar
É fundamental ouvir o mercado, mas o primeiro passo para a inovação é criar algo que você mesmo usaria. Isso te dará uma boa noção inicial do que o produto precisa fazer. Imagine Steve Jobs projetando uma prancha de surf, simplesmente não iria funcionar bem.
2 – Ninguém vai roubar sua ideia
Não encha o saco dos outros com sigilo desnecessário e vá ganhar feedbacks que te ajudarão a construir seu produto. Ninguém relevante o suficiente para ser considerado uma ameaça vai roubar sua ideia enquanto você não tem nada, essas pessoas tem mais o que fazer.
3 – Ouça quem usaria o produto, não os “especialistas”
Ao ouvir a ideia, a resposta dos “especialistas” era: “Ninguém precisa de mais uma rede social”. Os possíveis usuários falavam: “Isso vai facilitar muito minha vida!”. O feedback mais útil é o das pessoas que sofrem com o problema que você quer resolver.
4 – Dê um jeito de criar protótipos de uma forma barata
No começo seu produto será uma porcaria, não faz mal. Desde que você consiga evoluí-lo de forma rápida e gastando pouco dinheiro. A primeira versão do Empreendemia era um Power Point com caixas escrito “Foto do cara aqui”, “Mensagem de boas-vindas”, etc.
5 – Se for pra fazer, faça bem-feito
Gastamos um bom tempo pensando em detalhes de interface que seriam menosprezados por outras empresas como: posição das caixinhas, tamanho da borda, ícones, etc. A prova de que foi um tempo bem investido é ouvirmos dos nossos beta-testers:
“Ficou bem intuitivo o sistema. Muito bonito e funcional. Parabéns!”
O meu problema está no "se for pra fazer, faça bem feito"
ResponderExcluirDá uma preguiiiiiiiça
:0
Normal, em grande parte da população! As vezes me dá isto também.
ResponderExcluir