Google+ Canal Brasília: Voto de Protesto

21 de setembro de 2010

Voto de Protesto

Por Leandro Lisbôa

O ano eleitoral chegou e o que vemos e ouvimos são inúmeras propostas de campanha e promessas descabidas para as mais diversas camadas da sociedade. Com isso, surge uma nova modalidade eleitoral: o voto de protesto.

O voto dessa categoria ocorre quando o cidadão utiliza de seu poder de escolha para eleger alguém sem pretensões eleitorais que visem o benefício da população. Essa prática tem ocorrido com maior frequência a cada ano eleitoral e apresenta diversos exemplos, como os eleitos durante o pleito de 2006, bem como, Clodovil Hernandes e Frank Aguiar.

Este ano não será diferente. Diversos artistas saem na frente, principalmente por conta de seus fãs. O ano de 2010 traz candidatos como Vampeta, Kiko do KLB, Leandro do KLB, a Mulher Pêra, Batoré e Tiririca, o mais popular entre eles, que tem como principal frase de campanha, “Vote em Tiririca, pior do que tá não fica”.

O protesto até funciona, contudo, os eleitores se esquecem ou muitas vezes nem sabem que ao votar em um candidato por protesto, a legenda partidária ganha pontos, e estes servem para alavancar outros políticos, que sem o apoio do “protesto” não conseguiriam ser eleitos.

A modalidade de protesto é frequente no Brasil, onde pleito é obrigatório. Países como os Estados Unidos, onde o voto é facultativo, nota-se que os eleitores têm consciência da importância das eleições e vão votar por própria vontade.

É hora dos brasileiros buscarem formas alternativas de protestar, meios em que isso seja possível sem permitir a entrada de políticos desonestos no poder. É hora de agir conscientemente e incentivar, por exemplo, o voto facultativo, que é menos danoso para a sociedade..

12 comentários:

  1. Na verdade, o que assistimos, Leandro, em todos os pleitos, é uma descrença da população com seus candidatos a representantes. Embora a gente ache que não deveria ocorrer dessa forma, não há uma fórmula pronta para evitar essa "brincadeira". O fato é que não é possível levar a sério nenhuma dessas propostas apresentadas. E já que não tem como evitar, os eleitores acabam cometendo esse erro, colocando no poder pessoas totalmente despreparadas. Mas se for de outra forma, será que faz alguma diferença?

    Kátia Sleide
    jornalista e professora da Faculdade Anhanguera

    ResponderExcluir
  2. Isto é bem verdade... e para ser bem sincero, não acredito que faça muita diferença. O grande problema é que, desta forma, além dos candidatos eleitos por protesto, outros entram por conta da legenda partidária.
    Infelizmente, é triste, mas é possível mudar.

    Leandro Lisbôa. Estudante de Jornalismo.

    ResponderExcluir
  3. Pra falar a verdade, votar em certas figuras é pior que levar pancada na boca do estômago. Já passou da hora do voto facultativo ser aprovado no Brasil. Ela não será a solução para todos os males, mas pode ser um bom começo, uma ajuda oportuna.

    ResponderExcluir
  4. Certamente! O voto facultativo, permite que as pessoas tenham uma consciência maior de seu poder, e isto evita que as pessoas simplesmente votem porque tem que votar!

    Vamos à luta para que esta ideia chegue onde possa ser levada adiante!.

    ResponderExcluir
  5. O nome disso é burrice.Simples assim! Mesmo que as coisas estejam uma merda não acredito que seja esse o caminho a seguir.
    Ou algum de vocês aí acham que Tiririca e companhia estão buscando outra coisa além de grana?

    ResponderExcluir
  6. concordo com tudo que foi escrito acima e acredito que o fato das eleições serem obrigatórias é porque isso confere legitimidade aos candidatos eleitos, o que não ocorreria se o voto fosse facultativo.

    ResponderExcluir
  7. E o voto só é obrigatório porque isto convém aos candidatos. É muito mais fácil barganhar um voto que a pessoa é obrigada a dar, do que um voto que a pessoa não tem a obrigação de sair de casa.

    Obrigado por seu comentário. Volte mais vezes, Leandro Lisbôa.

    ResponderExcluir
  8. Acredito que os "famosos" de fato não buscam nada além da grana mesmo, mas a questão não é o que eles querem, e sim, por qual motivo eles recebem votos. Isto que é preocupante.

    Obrigado por seu comentário, Leandro Lisbôa.


    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  9. Pode ter começado como voto de protesto, mas agora isso ta virando voto do mongo. Esse tipo de artigo do Leandro é muito bom pra avisar o pessoal que está dando tiro no próprio pé.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Pexo.

    Fico feliz que ao menos algumas pessoas leram e poderão passar adiante a verdade por trás do voto de protesto. Ainda dá tempo de mudar alguma coisa.

    Obrigado por visitar o meu blog, volte mais vezes.

    ResponderExcluir
  11. Estou comentando com esse atraso, propositalmente para ter argumentos baseados em fatos concretizados, Tiririca é eleito deputado federal com diferença que ultrapassa 100% dos votos do segundo colocado. Isso mostra infelizmente que basta ser lembrado para ser eleito, independentemente se lembram de você por ter cometido algo bom, ruim ou até mesmo por fazer palhaçadas em um programa televisivo. Concordo com o voto facultativo, talvez assim as pessoas que não se interessassem pelo futuro político do país ficassem em casa assistindo TV e ajudariam dessa forma só pelo fato de não estar atrapalhando.

    ResponderExcluir
  12. Possível. Por isto acredito plenamente no foto facultativo, temos que levar proposta da mesma forma que foi levada a Lei da Ficha Limpa, quem sabe assim conseguiremos salvar o país!

    Obrigado por seu comentário Warley!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Volte sempre que desejar.