Google+ Canal Brasília: GDF vai assumir Passe Livre

26 de março de 2011

GDF vai assumir Passe Livre

Por Renata Feldmann / Marcione Santana

Governo também vai tirar dos empresários do setor de transportes o controle sobre a bilhetagem eletrônica. Linhas entre aeroporto e centro do Plano Piloto só devem começar a rodar no próximo mês.

Os três anos em que a Fácil esteve responsável pela bilhetagem eletrônica do programa Passe Livre foram marcados por filas intermináveis e problemas com os recursos repassados pelo GDF. Hoje, o governo anunciou o fim dessa parceria. O governador Agnelo Queiroz assinou o decreto transferindo a gestão da bilhetagem para o DFTrans. Para o governo, esse é o primeiro passo para melhorar o transporte e ter o controle do faturamento do sistema e das linhas lucrativas e não rentáveis. 

A Secretaria de Transportes diz que não vai haver mudanças para a população. Quem usa o cartão eletrônico não precisa se recadastrar, o cartão continua valendo e o atendimento nos postos não será interrompido. Na prática, os passageiros vão demorar um pouco a mais a sentir os efeitos das mudanças. “No segundo ano de governo, estaremos com uma frota nova, com GPS nos ônibus e estaremos, mais do que tudo, com a população informada do horário em que seu ônibus vai passar”, explicou o secretário de Tranportes, José Walter. 

Ônibus novos, por enquanto, só os executivos que devem circular entre o aeroporto e o centro do Plano Piloto. Os ônibus ainda não foram emplacados porque a pintura não atende às determinação da lei. A promessa agora é que eles comecem a rodar no próximo mês. As linhas buscam atender principalmente os turistas. 

A Fácil informou que o convênio com o governo está vigente e que a empresa teve muitos custos para implantar o sistema. Disse ainda não sabe como será a transição. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Volte sempre que desejar.