Google+ Canal Brasília: Depoimento Universitário

5 de abril de 2011

Depoimento Universitário

Por Leandro Lisbôa

O que é importante você verificar antes de escolher sua graduação.


Leandro Sousa Lisbôa, 22 anos, graduando do curso de Jornalismo, na Faculdade Anhanguera de Brasília – FAB. Embora eu goste da área agora, meu caminho para chegar até aqui dá uma boa história.

Meu primeiro desafio, em 2008, era encontrar um curso que fosse bacana e coubesse no meu orçamento, que era muito curto. Procurei com amigos informações sobre faculdades e seus respectivos valores. Além disto, fui à faculdade, conheci o espaço e me informei sobre professores.

Pensei muito antes de escolher o curso e acabei prestando o vestibular para Administração, com segunda opção de curso para Relações Públicas, muito mais para resolver meu problema financeiro do que por gosto. Inclusive eu não sabia absolutamente nada sobre Relações Públicas. Prestei Administração porque acreditava que seria mais fácil arranjar um estágio na área.

Passei no vestibular e fui fazer a matrícula, mas o curso de Administração é tão procurado que não havia mais vagas e acabei me matriculando em Relações Públicas. Após um semestre no curso, descobri que ele tinha muito mais a ver comigo do que eu pudesse imaginar. Mas um semestre foi tudo que eu fiz, pois, no semestre seguinte, ganhei bolsa integral do ProUni para Jornalismo.

No ProUni, dois fatores foram determinantes para que eu escolhesse Jornalismo como primeira opção de curso. Primeiro, procurei analisar quais eram meus gostos, preferências de assuntos, minhas habilidades comunicativas e culturais. Já o segundo fator foi a confirmação da minha análise através de dois testes vocacionais realizados na Internet, os quais me indicaram pontos totais direcionados para as áreas de Comunicação e segunda opção para as áreas de Saúde. Obviamente, escolhi a comunicação!

Hoje, no 5º semestre, posso dizer, de verdade, que gosto muito da graduação que faço. Consegui perceber a importância do profissional de comunicação e hoje sei que posso fazer muito pela sociedade desde que me empenhe para tal. Vejo a área progredindo cada vez mais com as novas mídias e tenho a mais absoluta certeza que daqui para frente o mercado ficará cada vez melhor para quem tem vontade e enxerga as oportunidades.

Desde o 3º semestre administro o blog Canal Brasília, de caráter informativo, onde posto as matérias e textos críticos que produzo, além das matérias sobre assuntos variados que acho interessante.

O blog foi a primeira ideia que tive para divulgar meus textos e colocar minhas habilidades e conhecimento acadêmico em prática. Maior exemplo disto foi o texto que produzi e consegui publicar no jornal sobre um assalto que presenciei em agosto de 2010.

A notícia está em todo lugar, basta você observar. Produzir a matéria do ônibus só fez aumentar a minha vontade de expressar minhas ideias e mostrar que é possível mudar muita coisa através de um pequeno gesto, nem que este pequeno gesto seja postar algo na internet.

De janeiro para cá minhas tarefas só aumentaram. Na faculdade os professores têm cobrado cada vez mais na intenção de me transformar em um excelente profissional. Quando saio da faculdade, vou para o estágio na Assessoria de Imprensa da Infraero, onde tenho aprendido bastante as atividades de um assessor e a importância deste dentro de uma organização. Todos os meus textos produzidos na Infraero vão para o site da empresa e por consequência, para o meu blog.

Além das atividades desenvolvidas no estágio e na faculdade, presto assessoria para o Instituto de Cultura Arte e Música de Brasília – ICAM. Lá, eu cuido de alguns dos contatos externos do instituto, promoção da instituição e produção de textos.

As conquistas obtidas até o momento são um reflexo do esforço, determinação e colaboração de diversas outras pessoas que me ajudam a me tornar um profissional melhor. Obrigado Ligado na Facul pelo convite para dar meu depoimento e contar minhas conquistas e experiências.

Quem tiver o interesse de saber mais sobre mim, meus projetos ou apenas quiser conversar, é só me seguir no @lisboasl ou entrar no meu blog e deixar comentário nos textos. 

Confira a matéria no site Clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Volte sempre que desejar.