Google+ Canal Brasília: Maria Ponzetta, um exemplo a ser seguido

25 de julho de 2012

Maria Ponzetta, um exemplo a ser seguido

Por Leandro Lisbôa

Foto da internet
Pode não parecer, mas as duas imagens na foto ao lado são da mesma pessoa. Elas são de Maria Ponzetta, uma mulher de 45 anos, atualmente com 69kg. Na foto da esquerda, ela aparece com os 145kg.

O que faz de Maria um exemplo a ser seguido? Ela perdeu 76kg sem auxílio de nenhum medicamentou ou cirurgia para redução de estômago. O método utilizado (boa alimentação + exercício físico + bom senso) ao longo de quatro anos foi o que garantiu o sucesso dela.

A motivação para mudar a condição física veio após de uma série de problemas pessoais, como o diagnóstico de Lúpus Eritematoso Sistêmico - doença autoimune que pode ser fatal e é complicada com a obesidade - e a demissão do marido. "Eu vivia no hospital, perdi o rim esquerdo e 5cm do pulmão. Além disso, meu marido ficou desempregado e meus filhos sofriam muito preconceito por ter uma mãe gorda. Depois que emagreci, nunca mais tive atividade lúpica e ainda devolvi a confiança à minha família”, conta.

Segundo ela, o estopim foi o dia em que ficou presa em uma cadeira na sala de um consultório. “Nesse dia, eu prometi a mim mesma que iria mudar. Não contei nada para ninguém, pois todo mundo já tinha desacreditado de mim. Diziam que era só eu ver uma fatia de torta que a dieta acabaria”, lembra.

Mudança de hábitos
Maria mudou totalmente os hábitos alimentares. Deixou de lado os doces e besteiras e passou a comprar alimentos saudáveis. “Diminuí os carboidratos, consumia apenas os de qualidade, como arroz integral, frutas e leguminosas. Passei a fazer pequenos lanches entre as principais refeições, beber bastante água e consumir frutas com bastante líquido", completou.

Atividades físicas
Depois de dois anos de reeducação alimentar, Maria associou exercícios físicos à rotina diária. Ela optou por natação aliada à caminhada e musculação. 

Nada de doce
Há dez anos Maria não come qualquer tipo de sobremesa. Como é compulsiva por doces, sabe que  não pode vacilar. "Não posso me dar a chance de comer algo pelo qual não tenho controle. Hoje em dia, posso ficar numa festa sem comer doces sem problema algum, só não devo comer o primeiro brigadeiro porque aí, se bobear, viro um monstro”. Para ela, "auto conhecimento é importante. O que o paladar não sente, a memória gustativa não pede", afirma.

O casamento
Após a conquista, a vida sexual e autoestima aumentaram. "Meu marido nunca reclamou do meu peso, sempre foi maravilhoso comigo, mas é evidente que nossa relação melhorou muito. Posso dizer que sou uma atleta agora, se é que vocês me entendem”, brinca.

Atualmente, Maria cuida do blog Emagrecer é Possível, onde posta dicas, receitas e conta como conseguiu a árdua façanha de perder os 76kg sem a ajuda de remédios. Ou seja, um exemplo a ser seguido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Volte sempre que desejar.