Google+ Canal Brasília: As várias editorias do jornalismo

8 de maio de 2013

As várias editorias do jornalismo


Por Leandro Lisbôa

Foto da internet
Com as várias possibilidades de público, ficou cada vez mais difícil escrever uma matéria que agrade a todos. Na busca por entregar aos leitores conteúdos cada vez mais personalizados, os jornais passaram a dividir os assuntos em editorias.

De acordo com o site Onze 06, editoria é a seção especializada em determinado setor, como esporte, polícia, arte, meio ambiente etc. Sendo assim, dividir um jornal, revista ou até mesmo uma página de internet é a melhor maneira de nortear os leitores com assuntos que melhor os agradem, pois, o próprio usuário pode clicar na guia e ler os assuntos sobre determinado assunto.

A seguir, algumas editorias e sobre o que elas se relacionam.

Jornalismo Cientifico - a Nasa descobriu um novo planeta habitável, cientistas descobriram a cura para a AIDS ou um estudante desenvolveu um composto que utiliza nanotecnologia para tornar roupas impermeáveis. Como noticiar isso de forma que o cidadão possa compreender?! Esse é o papel do jornalista especializado em ciência.

No site Infoescola é possível encontrar a seguinte definição:
o jornalismo científico é especializado em cobrir assuntos e acontecimentos científicos. Abrange as ciências exatas, naturais e biomédicas, além da tecnológica, arqueológica, espacial e demais campos de conhecimento acadêmico e especializado. É similar à divulgação científica, pois, além de informar o leitor a respeito das pesquisas e achados científicos, busca atualizar a mesma informação constantemente, publicar debates entre os pesquisadores e fazer a população pensar e relacionar os conhecimentos inseridos na sociedade.

Ou seja, o jornalista que trabalha com a editoria científica é responsável por transmitir à sociedade assuntos aparentemente complicados. Sites como o da Revista Super Interessante e da Galileu são grandes exemplos de jornalismo científico. Neles, o leitor pode ficar informado sobre ciência por meio de uma linguagem atraente e descomplicada.

Jornalismo Cultural – a editoria de cultura é responsável por levar ao leitor assuntos voltados ao entretenimento, cursos e afins. O repórter de cultura deve estar antenado nas atividades locais ou nacionais em todas as artes (cinema, teatro, rádio, música, exposições etc.)

Atualmente, jornais como o DFTV disponibilizam uma coluna onde as principais atrações na cidade.

Jornalismo Esportivo – Com a copa do mundo o jornalismo esportivo acabou ganhando maior destaque. Entretanto, a atuação do repórter da editoria de cultura vai muito além do futebol. Levar a conhecimento do leitor esportes que são pouco divulgados e esportistas que não recebem incentivos também faz parte das atribuições do jornalista.

De acordo com o site Infoescola o jornalista esportivo atua na cobertura de eventos esportivos, preparativos desses eventos, atletas, clubes ,mercado esportivo e atividades físicas.

É importante lembrar que, assim como em outras áreas, o jornalista esportivo também deve ser imparcial em relação às informações que transmite. Bons exemplos de jornalismo esportivo são o Globo Esporte e o Viver Sports.

Jornalismo Econômico – comunicar o fluxo econômico do país, apresentar a movimentação da bolsa de valores, cotação do dólar e moedas estrangeiras são competências do jornalismo econômico. De acordo com o site Tribos Jovens, o jornalismo econômico:
é a designação da atividade jornalística voltada para a cobertura, interpretação e debate de temas pertinentes aos assuntos ligados à economia, seja a micro ou a macroeconomia.

O jornalista que cobre eventos econômicos deve ser capaz de traduzir e comunicar ao cidadão comum, da melhor maneira possível, as informações que adquire com fontes oficiais, bem como o Banco Central, por exemplo.

Jornalismo Político – um assunto que nem todo mundo se interessa, o jornalismo político é área que vai comunicar aos cidadãos seus direitos sociais, votações de governo, períodos eleitorais, posses presidenciais. 

Jornalismo Policial – tem como objetivo orientar a população sobre crimes, assaltos e ações policiais. Segundo o site Infoescola:
O jornalismo policial relata crimes, condenações e demais registros policiais e judiciais que auxiliem a sociedade a ter maior consciência sobre o nível de segurança em sua região, na formação da opinião pública e nas ações governamentais a respeito desses acontecimentos.

As emissoras de TV do Distrito Federal têm direcionado um especialista em segurança para comentar acontecimentos da cidade. Eles informam a sociedade sobre como agir em determinadas situações, quais são os direitos, como se proteger de sequestros relâmpagos, tudo isso em linguagem simplificada e de fácil compreensão.

Jornalismo empresarial – voltado para a comunicação institucional, o jornalismo empresarial visa comunicar as ações, resultados e conquistas da empresa. De acordo com o site Comunicação Empresarial Online:
O Jornalismo Empresarial abrange um amplo elenco de atividades desenvolvidas em empresas e entidades com vistas à divulgação de seus fatos e realizações. Na prática, ele compreende não apenas as ações de relacionamento com a mídia, mas a elaboração de veículos jornalísticos para comunicação com determinados públicos e com a sociedade em geral.

Em outras palavras, o jornalismo empresarial está associado à assessoria de imprensa, que busca lançar o cliente positivamente na mídia.

Jornalismo setorial – é voltado para áreas específicas, como turismo, comunicação infanto-juvenil. No turismo, por exemplo, aplica-se em publicações voltadas a apresentar o local aos turistas que chegam no país.

Jornalismo de Celebridades – voltado a entreter o público com notícias dos artistas. Atualmente, a sociedade do espetáculo tem investido muito no jornalismo de celebridades e, em alguns casos, nas sub-celebridades. Não é incomum ler matérias que enaltecem participantes do Big Brother Brasil, mulheres frutas, panicats e afins.

A verdade é que o jornalismo de celebridades trata o leitor como acéfalo. Essa é a afirmação de Paulo Nogueira, do site Diário do Centro do Mundo. Para ele:
O jornalismo de celebridades deseduca o leitor. Contribui para que ele permaneça no hades da ignorância que o faz acreditar que é importante saber que a atriz da novela das 8 está namorando com o galã da novela das 9.

Por fim, esse tipo de jornalismo, apesar de subjugar o leitor, acabou sendo indispensável, pois, hoje em dia, o público é quem pede por esse tipo de informação.

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