Google+ Canal Brasília: Novo século, uma nova forma de jornalismo

5 de maio de 2013

Novo século, uma nova forma de jornalismo


Por Leandro Lisbôa


Foto da internet
Não é de hoje que entramos na chamada “Era da Informação”. De lá para cá, as possibilidades de se conseguir informação aumentaram grandiosamente e as pessoas, que antes só obtinham informações por meio do rádio e dos jornais, passaram a receber notícias também pela televisão e, tempos depois, pela internet.

Com o início do “universo web”, o cidadão passou a ter ‘o mundo em suas mãos’ e, dessa maneira, começou a ter acesso a múltiplas informações em um curto espaço de tempo.

As possibilidades de um sem número de informações de forma rápida possibilitou aos cidadãos escolher os tipos de notícias que mais os agradavam. Assim, a função do jornalista de informar a sociedade com notícias de relevância passou a ser modificada, devido ao rápido envelhecimento da notícia. Era necessário produzir conteúdos para públicos com gostos variados e interesses múltiplos, no intuito de entreter, com qualidade, um público cada vez mais diferenciado.

Segundo Ana Carolina de Araújo Abiahy, em seu estudo O jornalismo especializado na sociedade da informação (2000):
“nesse estágio em que as escolhas individuais prevalecem sobre o engajamento com a coletividade, faz sentido que a informação procure atender às especificidades ao se dirigir aos públicos diferenciados”.

O jornalismo especializado busca atingir públicos com gostos comuns dentro de uma sociedade com gostos múltiplos. Esse objetivo pode ser alcançado por meio da segmentação das informações.

Ainda em seu estudo, Ana Abiahy (2000) afirma que o jornalismo especializado é uma resposta a essa demanda por informações direcionadas que caracteriza a formação de audiências específicas.

Jornais, revistas e até mesmo as páginas de internet fornecem aos usuários a possibilidade de ler apenas os assuntos que os interessam. Essa separação de conteúdos é feita por meio das editorias. De acordo com o glossário Onze 06, editoria é a “seção especializada em determinado setor (esporte, polícia, arte, meio ambiente etc.)”.

Para levar assuntos específicos à um público segmentado os jornalistas podem utilizar de diversos segmentos do jornalismo. A Revista Visões (download disponível), por exemplo, é uma publicação de cunho analítico internacional que, para ser produzida, focou aspectos como o jornalismo político, econômico, cultural, turismo, além do jornalismo opinativo e de opinião. Dessa maneira, o profissional pode levar ao público um conteúdo mais completo e aprofundado.

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