Google+ Canal Brasília: Construção da Matéria – Da pauta à informação levada ao leitor

6 de maio de 2013

Construção da Matéria – Da pauta à informação levada ao leitor


Por Leandro Lisbôa

Foto da internet
Mais que uma simples etapa, a definição da pauta é um dos principais pontos para o jornalista, pois é nela que o repórter se baseia para a construção de sua matéria. A escolha de uma boa pauta e sua produção cautelosa podem garantir um bom resultado ao final de toda a produção.

Segundo o blog Jornalismo de Revista, “A pauta é um dos principais itens do jornalismo. É a partir dela que o repórter irá a campo buscar informações, apurar e iniciar a construção da reportagem”.

Ainda de acordo com o blog, uma boa pauta deve conter, no mínimo, um resumo dos acontecimentos que são objeto da reportagem; as informações que o repórter deverá conseguir, para levar ao leitor o que é interessante para ele; fornecer todos os dados necessários para o repórter bem como, nome, cargo ou função das pessoas que serão entrevistadas, telefones, hora da entrevista, local, e-mail- sempre fornecer mais de uma fonte e o posicionamento/angulação da matéria, ou seja, como a emissora vai se posicionar em relação ao assunto.

Direcionar a matéria é outro aspecto de suma importância, pois dentro de um determinado assunto, o repórter pode encontrar vários direcionamentos. Um exemplo recente é o caso da tragédia na boate Kiss, em Santa Catarina. Diversos veículos de comunicação noticiaram a quantidade de mortos, os motivos do incêndio enquanto outros focaram no caos e desespero das pessoas tentando sair da boate. Entretanto, um direcionamento que ficou de fora e que poderia atrair mais leitores seria saber por que ninguém da banda Molecada Fandangueira saiu ferido do local.

O direcionamento é importante, pois, mesmo com assuntos semelhantes, é ele que vai diferenciar um veículo de outro. Em um universo onde há vários canais de comunicação, o foco da notícia, em muitos casos, é o que valoriza ou deprecia a notícia.
Com a pauta construída, cabe ao repórter ir atrás das informações para montar a matéria de forma a deixá-la atraente e de interesse do leitor. Mesmo em situações de tragédia, é possível deixar o texto atrativo.

A criatividade do jornalista é um ponto que pode fazer o leitor ter mais interesse no assunto e não deve, de forma alguma, ser deixada de lado. De acordo com o site Abae.pt, “A construção de um texto jornalístico não dispensa a criatividade de quem o redige, mas assenta numa técnica própria”.

Para escrever seu texto o jornalista pode optar pelo gênero literário, onde ele conta uma história; pirâmide invertida, onde os pontos mais importantes são dados no início e depois são explicados ou ainda, a pirâmide normal, que consiste em ir dando os fatos em ordem crescente de importância.

Assim, buscando atender as necessidades de leitura de um público cada vez mais diversificado, cabe ao jornalista aliar o gênero de escrita e direcionar a matéria para convencer o leitor de que o assunto escrito é interessante e vale a pena ser lido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Volte sempre que desejar.