Google+ Canal Brasília: Infraero capacita instrutores de bombeiros de aeródromo

27 de maio de 2011

Infraero capacita instrutores de bombeiros de aeródromo

Por Leandro Lisbôa


Foto: Reprodução
A Infraero concluiu nesta sexta-feira (27/5) o curso de Formação Técnica de Bombeiros de Aeródromo (FTBA). O treinamento tem como objetivo capacitar os profissionais que já tenham formação e experiência na área de prevenção, salvamento e combate a incêndio para executarem essas atividades específicas em aeródromos. O FTBA foi realizado no Aeroporto Internacional de Confins/Tancredo Neves (MG) e contou com a participação de 32 pessoas. 

Durante todo o mês de maio os alunos participaram de atividades práticas e teóricas sobre técnicas e procedimentos de segurança e de salvamento necessários aos bombeiros de aeródromo. A carga horária total do curso foi de 160h/a.
Para o superintendente de Segurança Aeroportuária da Infraero, Washington Santana, formar profissionais capacitados para intervir em qualquer momento é o compromisso da empresa. “Temos que zelar pela segurança dos aeroportos e estamos prontos para intervir a qualquer momento. Meus parabéns a todos os aprovados”, disse.

De acordo com o instrutor do curso, Fernando Menezes, os participantes são um exemplo de preocupação com o próximo e merecem os parabéns. “Congratulamos esses corajosos alunos pela determinação e empenho mostrados ao longo do curso e também por terem escolhido atuar como bombeiros, arriscando suas vidas para salvar seus semelhantes”, afirmou Fernando.

Para o aluno Vanderlei de Oliveira, o treinamento possibilitou a troca de conhecimentos, formando um grupo mais capaz de proteger os aeródromos de incêndio. “O curso contribui de forma significativa na nossa qualificação como bombeiros de aeródromo, nos habilitando para disseminar conhecimentos e atuar de maneira ainda mais eficiente na nossa atividade”. 

Atestado de Capacitação Operacional 

Além de capacitar os profissionais que atuam como bombeiros de aeródromo, a Infraero também está focada no cumprimento das normas de segurança. Na última terça-feira (24/5), o Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva (GO) recebeu da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o Atestado de Capacitação Operacional (Acop).

O documento é dado aos aeroportos que recebem mais de um milhão de passageiros, tendo como pré-requisito o Atestado de Capacitação Operacional do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndios, estabelecido por meio da Resolução n.º 49 de 2 de setembro de 2008.

Além do Aeroporto de Goiânia, possuem Atestado de Capacitação Operacional os aeroportos de Brasília (DF), Belém (PA), Florianópolis (SC), Galeão (RJ), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Manaus (AM), Curitiba (PR), Confins e Pampulha (MG), Congonhas (SP), Vitória (ES) e Natal (RN). O certificado tem validade de dois anos, podendo ser feitas verificações ao longo do período. Outros sete aeroportos da Rede aguardam pela avaliação da Anac a fim de receberem o Atestado de Capacitação Operacional.

Confira esta matéria no site Clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Volte sempre que desejar.