Google+ Canal Brasília: Entrevista com o Presidente da ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas)

23 de março de 2010

Entrevista com o Presidente da ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas)

Entrevista concedida a mim em 2008 por Antonio Carlos, Presidente da ABRP.

       - A entrevista visa esclarecer qual o campo de atuação do profissional de Relações Públicas.

                - Qual a importância de um Relações Públicas dentro de uma Empresa?
                É a que coloca a disposição do aluno uma série de ferramentas que possibilita desenvolver o trabalho de gestão de comunicação dentro de qualquer empresa.
                - Qual ramo visa mais o profissional?
                É relativo, pois as empresas querem resultados do profissional e se voltarmos para o mesmo, temos 3 grandes segmentos: Direito, Ambiental e a Área de Eventos.
                - Há muito interesse por parte das empresas no profissional de RP?
                Sim, mas muitas entidades não conhecem as reais atividades e funções do profissional.
                -Somente o curso é capaz de qualificar o profissional ou é necessário fazer alguma especialização?
                Nenhum profissional nasce pronto e nem um curso prepara o suficiente para sair para o mercado de trabalho, além do que nem toda instituição está preocupada com a formação do profissional, logo, o aluno tem que estar atento e buscar especializações, contudo é importante dizer que dependo muito do aluno, que deve perceber se a instituição realmente é capaz de proporcionar um bom curso e estar interessado pelo mesmo.
                - Em que a ABRP pode auxiliar o profissional recém-graduado e o graduando?
                Quando era realmente ativa conseguia chegar ao aluno e profissional de forma efetiva, pois a maioria dos integrantes tinha uma atividade que era indicar os profissionais para cada setor, contudo hoje é mais complicado devido à distância. Mas através de projetos e eventos, estamos tentando alcançar os alunos.
                - Qual setor mercadológico visa mais o profissional?
                Vários setores buscam o profissional, mas o terceiro setor vem se destacando em relação aos outros.
                - No mercado atual, qual a necessidade de um profissional de RP dentro da Empresa?
                Como o RP não tem um portfólio ou uma reportagem publicada no jornal, ele tem que mostrar o que realmente é capaz de fazer para aquela empresa, e isso ele vai identificar ao longo do curso. É importante conhecer bem a área a qual está entrando e a capacidade de oferecer seus conhecimentos dentro desta área.
                - Por que a profissão não é tão reconhecida como profissão e menos ainda como curso?
                Difícil, pois em cada tempo é uma situação diferente. Há dez anos, o melhor curso de RP de Brasília era o do IESB, hoje o curso está fechando. Cada faculdade direciona os cursos para as áreas de maiores interesses, como a sua faculdade está em uma área de ME’s a faculdade JK está investindo na profissão, por isso a faculdade está no caminho certo, sendo a pioneira.
                - O que o associado da ABRP pode esperar em relação a instituição?
                Criar a própria rede, disponibilidade de eventos e descontos diferenciados, além de experiência através de cursos oferecidos, cursos estes que são mais aproveitados por profissionais de outras áreas que de RP.
                - Quais os métodos e técnicas de planejamento utilizadas por um RP para ter condições de elaborar seu plano dentro da organização?
                Cada caso é um caso. Cada pessoa é diferente. As ferramentas que melhor se adéquam a cada problema, isso só será aprendido mais para frente quando aprender a matéria específica para planejamento, terá condições de identificar como fazer um planejamento para qualquer empresa.
                - Qual a filosofia de um RP?
                Código de ética deve ser seguido, você deve ser profissional e saber que está no mercado, que tem concorrência e deve estar preparado para enfrentar esta concorrência, logo o bom senso e a sua formação lhe levará a ser o melhor profissional.
                - Com a atual situação de mercado do país, o que o recém-graduado pode esperar?
                Em qualquer profissão e em RP não foge a regra você não pode viver na intenção de passar em um concurso público, isso aí vai ser um gargalo que encontra a poucos, segundo no governo você não tem a categoria Relações Públicas, você tem o pouco do governo que está trabalhando para criar a carreira, pois a fila é uma só e o gargalo é único, então passa quem estiver preparado, e não é fácil, por exemplo, no IBAMA eu não sou RP, sou Analista Ambiental então você deve saber que se passar em um concurso você deve onde trabalhar, na iniciativa privada que busca resultados, quanto mais preparado você estiver melhor será para você, nem sempre a instituição privada quer um RP então ela quer um cidadão e este tem que estar preparado, terceiro ponto, você não pode se deixar pender nem para um lado nem para outro, ao invés de ficar esperando a situação melhorar muitas pessoas abrem seu próprio negócio e vai cuidar dele. Não adianta você chegar para uma empresa que busca um profissional e dizer “Sou RP”, você tem que mostrar o que é capaz de fazer e são estas coisas que você tem que estar atento, a sua capacidade de trabalho o seu conhecimento para solucionar a demanda de sua empresa ou do que a empresa cobra de você!

** Leandro Lisbôa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Volte sempre que desejar.