Google+ Canal Brasília: A Natureza do Escândalo Político!

22 de março de 2010

A Natureza do Escândalo Político!

A visão de Leandro Lisbôa sobre o tema baseado no livro "O escândalo Político".
Autor: Leandro Lisbôa.

Com maior foco na década de 1960 por conta dos principais casos da época, momento em que a preocupação com a vida política ficou mais evidente com os casos de maior expansão, Watergate nos EUA e o PROFUMO na Inglaterra.
De acordo com os cientistas políticos Markovits e Silverstein, escândalo político é aquele que envolve o âmbito político de forma direta e não somente pelo fato de ser com uma pessoa do meio político. De forma que o político pode estar envolvido em um escândalo, desde que não comprometa a integridade do Estado, ou utilize sua verba, não seria considerado escândalo político e sim escândalo envolvendo um político, escândalo no meio político.
Ainda segundo os cientistas, o escândalo político é aquele que acontece na interseção da esfera privada com a esfera pública, tendo assim o seu estouro. Esta é a razão, em síntese, por que os escândalos políticos só podem ter lugar nas democracias liberais.
Poder simbólico é a capacidade de intervir no curso dos acontecimentos, ou seja, influenciar as ações e crenças de outros e criar acontecimentos através da produção e transmissão de formas simbólicas, basicamente, poder simbólico é o mesmo que carisma ou capital cultural.
Atualmente os escândalos políticos têm mais visibilidade e maior predominância por conta das novas mídias. É muito mais fácil tomar conhecimento de qualquer escândalo que acontece devido a velocidade das informações e a proporção que elas ganham perante a mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Volte sempre que desejar.