Google+ Canal Brasília: Intolerância à Lactose (Alergia ao leite)

20 de janeiro de 2012

Intolerância à Lactose (Alergia ao leite)

Foto: Divulgação
O simples prazer de apreciar um copo de leite gelado ou comer um bolo de chocolate pode ter consequências dolorosas se você tiver intolerância à lactose. Ingrediente baseados do leite animal ou derivados (laticínios) que produz distensão abdominal, no mais das vezes, diarreia, que é mais evidente nas primeiras horas seguintes ao seu consumo.

Isso acontece porque você não consegue digerir completamente o açúcar do leite (lactose) dos laticínios. Não é necessariamente perigoso, mas os sintomas podem ser chatos o suficiente para fazer com que você queria passar longe da seção de laticínios.

Sintomas

Foto: Divulgação
É variável de acordo com a quantidade consumida. A maioria das pessoas com deficiência a lactose podem ingerir na media de um a dois copos de leite ao dia, desde que com grandes intervalos e não todos os dias. Não é difícil encontrar pessoas que desde pequenas não gostam ou suspendem o leite, mesmo sem saber que o motivo é por o leite e seus derivados lhe fazem mal. Pessoas que tem intolerância a lactose percebem aumento de sons abdominais, a barriga inchada e que eliminam mais gases. Quando se consome o leite ou derivados a cima do que sugere, provoca diarreia líquida, acompanhada de cólicas. A existência de ardência anal e assadura são porque a acidez fecal passa a ser mais forte.

Como se trata e como se previne?

Não existe cura para quem tem intolerância à lactose, mas podem-se tratar os sintomas limitando, ou em alguns casos, suspendendo produtos com leite ou derivados. Muitas pessoas com intolerância à lactose conseguem ingerir leites deslactosados e outros produtos com baixo teor de lactose sem sentir os sintomas da intolerância à lactose. Com o passar do tempo e uma adaptação aos hábitos alimentares, cada pessoa aprenderá sobre quais alimentos lácteos poderá ingerir sem sentir sintomas. Outra opção bastante comum é o uso de cápsulas de lactase, um suplemento alimentar que auxilia na digestão da lactose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Volte sempre que desejar.