Google+ Canal Brasília: A Geração "Y" desmotivada pela incoerência de outras gerações

9 de janeiro de 2012

A Geração "Y" desmotivada pela incoerência de outras gerações

Por Sidnei Oliveira

Recentemente, presenciei um diálogo curioso entre um jovem com seu pai. A conversa era tensa e até mesmo rude, principalmente pelas palavras usadas pelo rapaz ao se referir a algumas atitudes do pai. Na maior parte do tempo, eu via o pai numa posição oprimida, diante das reclamações e críticas vindas de seu filho.


Incomodado com a situação, fiquei atento às palavras do jovem, afinal, aquele pai não conseguia finalizar nenhum argumento sem que fosse interrompido pelo jovem. Me chamou a atenção a inversão de valores, pois não é comum ver um “veterano” receber tantas críticas e aceitar, sem reação, as agressões vindas de um jovem, principalmente quando se trata do próprio filho.

A principal reclamação era que o pai exigia posturas de seu filho, mas ele mesmo não estava disposto a cumpri-las – o famoso “faça o que falo, mas não o que faço”.

Aquele jovem estava indignado, pois havia se esforçado muito para cumprir as orientações do pai a respeito do trabalho que realizavam juntos e, no dia anterior, foi surpreendido ao observar que a maior parte de suas dificuldades em cumprir estas orientações surgiam porque o pai fazia justamente o oposto.

Toda a tensão do momento ocorria porque aquele jovem estava se demitindo da empresa do pai. O jovem dizia que gostava da empresa, gostava do negócio, mas não suportava mais as atitudes do pai, por isso, iria partir para novos desafios.

Uma boa reflexão extrai desse episódio. Os jovens estão demitindo seus chefes, gestores, líderes e não as empresas que trabalham. Em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo, onde os jovens são desafiados incessantemente na direção de inovações com total foco em resultados, não há mais espaço para incoerências.

Já é tempo de os gestores perceberem que a formação de sucessores é uma das mais fundamentais missões da liderança. E nada atinge mais os jovens profissionais da geração Y do que a falta de transparência e coerência em suas ações. Os jovens buscam referenciais confiáveis de liderança e sabem que se não encontrarem esse tipo de atitude em seus gestores, precisarão mudar de cenário rapidamente, caso contrário, comprometerão o próprio desenvolvimento pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Volte sempre que desejar.