Google+ Canal Brasília: Natal da Cidadania alia solidariedade à questão ambiental

19 de dezembro de 2011

Natal da Cidadania alia solidariedade à questão ambiental

Por Nathália Koslyk

Foto: Beto Monteiro
Um galpão em Samambaia, comumente utilizado pela cooperativa Reciclo para a separação de resíduos sólidos, foi palco da festa de Natal de cooperadores e seus filhos, netos e bisnetos. A tarde foi preenchida com muitas brincadeiras, atividades pedagógicas e histórias, e terminou com a visita de Papai Noel e a distribuição de presentes a cada uma das crianças.

A babá da creche da Reciclo, Maria das Graças, conta sobre a importância de atitudes como essa: “os meninos não têm nenhum brinquedo, não têm nada. Eles se divertem com papel ou alguma coisa que eu compro. Então o pouco que eles ganham significa muito”. E completa, “a gente sonha o ano todinho pra realizar tudo no dia de hoje”.

Apesar de a festa ter sido pensada para o público infantil, contagiou a todos os que estavam no local. “Fiquei que nem as crianças, esperando pela surpresa também”, conta Rosimeire de Jesus da Silva, referindo-se aos sete filhos ali presentes. E a mãe Jandira da Costa Silva revela o significado da comemoração para os filhos: “o Natal para eles foi hoje”.

A segunda edição da campanha realizada pela PGR contou com a participação da Turminha do MPF e do Programa de Gestão Ambiental. De acordo com Jéfferson Curtinovi, servidor da Secretaria de Comunicação, os preparativos duraram cerca de três meses, contando com a divulgação, o recolhimento das doações e a organização da logística do evento. “Superou minhas expectativas. A gente tinha um roteiro preparado que não funcionou, mas foi como tinha que ser, como as crianças quiseram que acontecesse”, afirmou Curtinovi. 

A coordenadora de Comunicação e Divulgação Institucional da PGR, Adriana Conti, lembra que a comemoração reafirmou o objetivo da Turminha do MPF de promover a cidadania, numa linguagem voltada para o público infantil, e ainda trouxe ensinamentos sobre a questão ambiental no momento em que a elegeram a Reciclo como instituição beneficiada. Para ela, a iniciativa “deu certo”, tanto pela concretização do evento, como pelo número de pessoas que conseguiram agregar em torno da causa.

Confira as fotos do evento

Para conhecer mais ações da turminha do MPF clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Volte sempre que desejar.